sexta-feira, 4 de março de 2011

Lista de Exercícios (2) 1EM


Olá povo do 1EM!
Mais uma lista de exercícios que deverá ser entregue valendo nota.
Você pode ir adiantando seus estudos neste final de semana, afinal, só vai chover nesse Carnaval.
Não, não estou rogando praga, é fato!
Bons estudos
Renato

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CINEMÁTICA ESCALAR – VELOCIDADE MÉDIA

1. Temos abaixo duas questões. Qual das duas tem significado? Justifique.
Aquele carro está se movendo?
Aquele carro está se movendo em relação ao solo?

2. Um automóvel passa pelo marco 40km de uma estrada ao meio-dia, e no marco 400km, à meia-noite. Determine a velocidade escalar média deste automóvel.

3. Um automóvel sai de uma cidade A ao meio-dia, e chega à cidade B à meia-noite, sendo que esta dista 600km daquela. Durante a viagem, o automóvel parou em três oportunidades, ficando parado 1 hora na primeira, 2 horas na segunda, e meia hora na terceira. Qual a velocidade média do automóvel, para ir de A até B?

4. (2a fase-FUVEST/89-Modificado) Nos últimos jogos olímpicos, o corredor Ben Johnson, desclassificado por ter ingerido drogas, fez 100m em 9.79s. Calcule sua velocidade média.

5. Um corpo viaja com velocidade constante. Em t = 0, sua posição é S = 10m. Em t = 2s, sua posição é S = - 20m. Determine sua velocidade média.

6. (2a fase-FUVEST/90-Modificado) A tabela indica as posições s e os correspondentes instantes t de um móvel deslocando-se numa trajetória retilínea. Calcule a velocidade média do móvel entre os instantes t = 1s e t = 3s.

t(s) s(m)
0 0
1 0.4
2 1.6
3 3.6
4 6.4
... ...

7. (FUVEST) Após chover na cidade de São Paulo, as águas da chuva descerão o rio Tietê até o rio Paraná, percorrendo cerca de 1000km. Sendo de 4km/h a velocidade média das águas, o percurso mencionado será cumprido pelas águas da chuva em, aproximadamente, quanto tempo?

8. Uma moto de corrida percorre uma pista que tem o formato aproximado de um quadrado, com 5km de lado. O primeiro lado é percorrido com velocidade média de 100km/h, o segundo e o terceiro a 120km/h, e o quarto a 150km/h. Qual a velocidade média da moto nesse percurso?

9. (FUVEST) Um barco é erguido 24m, no interior de uma eclusa, num intervalo de tempo de 40min. Quanto vale sua velocidade média de ascensão?

10. Um automóvel percorre um trecho de estrada com velocidade escalar média de 72km/h, em 10s. Qual o comprimento deste trecho?
11. (2a fase-FUVEST/91) Um avião vai de São Paulo a Recife em uma hora e 40 minutos. A distância entre estas duas cidades é aproximadamente 3000km.
a) Qual a velocidade média do avião?
b) Prove que o avião é supersônico.

12. Uma escada rolante de 6m de altura e 8m de base, transporta uma pessoa da base até ao topo da escada num intervalo de tempo de 20s. A velocidade média desta pessoa, em m/s, vale?

13. Um carro, a uma velocidade constante de 18km/h, está percorrendo um trecho de rua. Devido a um problema mecânico, pinga óleo do motor à razão de 6 gotas por minuto. Qual é a distância entre os pingos de óleo que o carro deixa na rua?

14. Um veículo movimenta-se numa pista retilínea de 9.0km de extensão. A velocidade máxima que ele pode desenvolver no primeiro terço do comprimento da pista é 15m/s, e nos dois terços seguintes é de 20m/s. O veículo percorreu esta pista no menor tempo possível. Qual a velocidade média desenvolvida?

15. Um ciclista deseja percorrer uma certa distância com a velocidade média de 16km/h. Partindo com velocidade 10km/h ele atinge a metade do percurso. Determine a velocidade média que ele deverá desenvolver no restante do percurso.

16. Numa corrida de carros, suponha que o vencedor gastou 1h30min para completar o circuito, desenvolvendo uma velocidade média de 240km/h, enquanto que um outro carro, o segundo colocado, desenvolveu a velocidade de 236km/h. Se a pista tem 30km, quantas voltas o carro vencedor chegou à frente do segundo colocado?

17. Um trem de comprimento 200m gasta 20s para atravessar um túnel de comprimento 400m. Determine a velocidade escalar média do trem:

18. Diante de uma agência do INSS há uma fila de aproximadamente 100m de comprimento, ao longo da qual se distribuem de maneira uniforme 200 pessoas. Aberta a porta, as pessoas entram, durante 30s, com velocidade média de 1m/s. Avalie o número de pessoas que entraram na agência e o comprimento da fila que restou do lado de fora.

19. A velocidade escalar média de um automóvel até a metade de seu percurso é 90km/h e na outra metade restante é de 60km/h. Determine a velocidade escalar média no percurso total.

20. Uma patrulha rodoviária mede o tempo que cada veículo leva para percorrer um trecho de 400m de estrada. Um automóvel percorre a primeira metade do trecho com velocidade de 140km/h. Sendo de 80km/h a velocidade permitida, qual deve ser a maior velocidade média do carro na segunda metade do trecho para evitar ser multado?

8 comentários:

  1. A tabela da 6 esta muito confusa =O dá uma explicada na sala,please.

    ResponderExcluir
  2. Amanhã vocês receberão a lista impressa. Abs

    ResponderExcluir
  3. Renatinho lindo...
    Eu to precisando de um help em algumas questoes.

    ResponderExcluir
  4. Hahaha, agora eu sou o Renatinho lindo...
    Pode gritar Camila, qual é o problema? Faça uma pergunta específica sobre algum exercício. Abs

    ResponderExcluir
  5. Renato, eu nao to conseguindo fazer nenhuma das questoes e eu acho que nao vou conseguir entregar amanha. Voce pode amanha me explicar a materia.

    ResponderExcluir
  6. Raphael, estou bastante preocupado com vc. Essa é a segunda lista que vc diz ter problemas. Os exercícios são bem parecidos com o do livro. Amanhã eu dou o gabarito na lousa e vocês corrigem de forma avaliada. Por que deixar tudo pra última hora? 20 dias pra fazer. Façamos o seguinte, escreva uma dúvida concreta sobre algum exercício pra eu te ajudar por aqui. Abs

    ResponderExcluir
  7. Ta,no exercicio 4 é so pra dividi os 100m por 9.79s ? E vai dar 9.0709m/s
    Em ?

    ResponderExcluir
  8. renato, voce poderia me dizer como fui naquele exercicio da tabela de notacao científica da sua avaliacao ?

    abs

    ResponderExcluir