sábado, 26 de março de 2011

Como se forma um paradigma ? (uma ideia)

Eu conhecia esse texto de longa data. Ao invés de reescrevê-lo, procurei na internet e encontrei essa versão no blog: http://perspectivasehorizontes.blogspot.com
Acho que vale a pena pensar sobre isso, principalmente em um momento que precisamos afirmar ou reafirmar nossa identidade.
Abraços para todos, bom show do Iron Maiden pra mim e pra quem for.



Como se forma um paradigma?
Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula e, no meio, colocaram uma escada com bananas no cimo.
Sempre que um dos macacos começava a subir a escada, um dispositivo automático fazia jorrar água gelada sobre os restantes macacos.
Passado certo tempo, sempre que qualquer um dos macacos tentava começar subir a escada, os demais espancavam-no (evitando assim a água gelada).
Obviamente, após certo tempo, nenhum dos macacos se arriscava a subir a escada, apesar da tentação.
Os cientistas decidiram então substituir um dos macacos.
A primeira coisa que o novo macaco fez foi tentar subir a escada.
Imediatamente os outros macacos começaram a espancá-lo.
Após várias surras, o novo membro da comunidade aprendeu a não subir a escada, embora jamais soubesse por quê.
Um segundo macaco foi substituído e ocorreu com ele o mesmo que com o primeiro.O primeiro macaco que havia sido substituído participou, juntamente com os outros no espancamento.
Um terceiro macaco foi trocado e o mesmo (espancamento, etc.) foi repetido. Um quarto e um quinto macaco foram trocados, um de cada vez, em intervalos adequados, repetindo-se os espancamentos dos novatos quando tentavam subir a escada.
No fim tinhamos um grupo novo de cinco macacos que, embora nunca tivessem recebido uma chuveirada de água gelada, continuavam a espancar qualquer macaco que tentasse subir a escada.
Se fosse possível conversar com os macacos e perguntar-lhes porque é que espancavam os que tentavam subir a escada…Aposto que a resposta seria: “Eu não sei… é assim que as coisas funcionam por aqui"
Isto, ou este comportamento, esta resposta, não parece familiar???
Não percas a oportunidade de compartilhar isto com os teus amigos, pois eles podem estar na mesma situação que estes macacos e continuam a fazer o mesmo, da mesma forma, quando afinal existem perspectivas diferentes!!!

6 comentários:

  1. "podem estar fazendo o mesmo" é licença poética, né?!
    Ufa!

    ResponderExcluir
  2. Eu estava BEM devagar na segunda, não havia entendido. Agora que vc 'desenhou', eu entendi. Ufa! kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto professor,podemos chamar isso de crenças costumeiras,coisas que nós fazemos que nem mesmo sabemos o porque....são atitudes que viram habitos,costumes....
    Assim como fazer trotes em novatos na faculdade,fazemos mas não sabemos o porque....coisa de ser humano...fazer oque =P

    ResponderExcluir
  4. É por isso mesmo Vitto que eu prefiro revisar e revisitar muitas das minhas crenças e atitudes constantemente para não me assemelhar aos macacos do texto. Infelizmente eu não consegui me livrar de todos os comportamentos pré-estabelecidos, mas estar consciente do processo já é meio caminho andado. Faça parte desse caminhar. Abs, valeu pelo seu tempo.

    ResponderExcluir
  5. Eu também gosto bastante da ideia. Obrigado pelo seu tempo Carol.

    ResponderExcluir