quarta-feira, 8 de junho de 2011

Roteiro de Recuperação de 1o trimestre - 1EM


Caros alunos.

Todas as obrigações de 1o trimestre foram cumpridas: fizemos fichas sobre o conteúdo dado, fechamos e apresentamos os conceitos, conversamos com os pais sobre o rendimento de vocês e quais seriam as próximas atitudes para recuperar o que não foi conquistado.

Pois bem, segue abaixo uma sugestão de recuperação: digo sugestão pois, da forma que desenvolvemos o curso - principalmente corrigindo e revisando cada uma das fichas - vocês teriam condição suficiente para planejar a própria recuperação (a tal autonomia de que tanto falo). Mas, se vocês ainda estão aguardando uma manifestação minha, aqui está.

Abs

1. Menos internet, mais livro didático - a prática de consultar a internet para ler sobre os conteúdos ministrados em sala de aula pode ser um tiro pela culatra. Muita gente publica na rede sem a menor preocupação didática ou formalismo científico. O que mais tem é técnica de resolução de exercícios, macetes e fórmulas mágicas para se encontrar um resultado. O livro didático escolhido pelo nosso colégio é excelente e na biblioteca há outros de igual qualidade para pesquisa.
Tarefa: ler e grifar os capítulos sobre os movimentos que estudamos;

2. Menos redes sociais, mais concentração - as avaliações são sempre individuais. Se você mal recebeu uma lista de exercícios e já está ligando para um amigo que sabe para fazerem juntos, ou mal leu o enunciado e já foi pedir ajuda nas redes sociais, você está pulando uma das fases mais importantes do estudo de Física, que é leitura e interpretação do enunciado. Mais uma vez, o livro didático é sua melhor opção, pois nele há exercícios que vão aumentando gradativamente a dificuldade, além de uma grande quantidade de exercícios resolvidos com comentários sobre a resolução.
Tarefa: fazer sozinho os exercícios do livro didático na sequência e, em caso de dúvida, trazer as questões para a aula.

3. Menos lamentação, mais ação: Física é difícil e seu professor é rigoroso. Essa é a combinação que você vai encontrar por todo ano de 2011. Ficar reclamando aos quatro cantos que você não tem sorte na vida não é a melhor atitude. O que você ganha estudando é seu, de mais ninguém e nada pode tirar isso de você. Portanto, avance, faça mais, saia da sua região de conforto.
Tarefa: tente resolver os seguintes exercícios. Apresente para mim ou para o seu professor de orientação.

1) Determine o valor numérico das relações a seguir e dê a resposta em notação científica
a) F = (3,2x10^3).(4,5x10^-5)
b) d = 9,9x10^3 / 3,3x10^-2

* o símbolo ^ foi usado como elevado, por exemplo: 3x10^3 = 3000; 3x10^-3 = 0,003

2) O motorista de um automóvel percorre a distância de 600km entre duas cidades. Nos primeiros 300km da viagem, ele mantém a velocidade média de 120km/h, fazendo, em seguida, uma parada de 30min. Prossegue a viagem gastando mais 3,0 horas para completá-la. Determine a velocidade média do automóvel, em km/h, no percurso todo.

3) Um motociclista percorre a primeira metade de um trajeto com velocidade média de 50km/h. Na segunda metade do trajeto, a velocidade média passa a ser de 75km/h. Determine a velocidade média durante a viagem toda.

4) Um automóvel de massa 800kg, estando a uma velocidade de 108km/h, choca-se frontalmente contra uma muralha, parando completamente 2s após o início da colisão. Determine a razão entre os módulos da desaceleração media do automóvel durante o choque (a) e a aceleração da gravidade g), ou seja, a/g.

5) Uma pedra é lançada verticalmente para cima, com velocidade de módulo igual a 54km/h, a partir de um ponto P, situado 20m acima do solo. Determine:
a) o tempo, após o lançamento, necessário para a pedra atingir a altura máxima;
b) o tempo, após o lançamento, necessário par a pedra atingir o solo;
c) o deslocamento sofrido pela pedra em um intervalo de tempo de 3,0s, a partir do instante do lançamento.

6) Após uma aula de Física, um aluno aprendeu que, nas proximidades da superfície de um astro qualquer, o movimento de queda é uniformemente variado. Chegando em casa, resolveu calcular o valor da aceleração da gravidade (g) e com que velocidade (v) uma bola atingia o solo em um planeta hipotético X. Imaginou uma bola, após ter sido abandonada de uma altura de 36m, chegando ao solo após 6s.
a) Qual o valor de g?
b) Qual o valor de v?

7) Uma pedra é abandonada do topo de um prédio e gasta exatamente 5s para atingir o solo. Qual a altura do prédio? Considere g=10m/s2.

8) Num lugar onde g = 10m/s2, uma pequena esfera de chumbo é abandonada de uma altura de 1,8m acima da superfície da água de uma piscina e atinge o seu fundo 0,8s após o abandono. Sabe-se que abaixo da superfície a esfera se move com a mesma velocidade com que a atingiu. Abandonando-se novamente a esfera do mesmo lugar, com a piscina vazia, qual o tempo gasto para atingir seu fundo?

4 comentários:

  1. valeu msmo professor! abc

    ResponderExcluir
  2. Vamos fazendo e, qualquer dúvida, tem plantão à tarde e 24h aqui.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Professor vc poderia postar uns exs extras sem valer nota pra que eu possar estudar nessas ferias?

    ResponderExcluir
  4. Se vc já fez estes, está preparado pra recuperação.

    ResponderExcluir