domingo, 8 de maio de 2011

DESAFIO FÍSICA 1EM - "A" EXTRA NA PLANILHA

Leia com muita atenção a matéria publicada no sítio eletrônico da Folha de S. Paulo em 03/5/2011.

Em SP, média de velocidade da Indy se aproxima à da marginal
RAFAEL REIS/SANDRO MACEDO/TATIANA CUNHA



Quase 24 horas depois da largada para a etapa brasileira da Indy, Will Power conseguiu enfim festejar sua segunda vitória em São Paulo.

Nem a chuva, que havia interrompido a corrida no domingo após 14 voltas e voltou a cair nesta segunda-feira, minutos antes da nova largada, ajudou a tornar a prova emocionante.

Com a pista escorregadia e várias bandeiras amarelas, a velocidade média da corrida foi de apenas 107 km/h, não muito mais do que os 90 km/h permitidos na marginal Tietê, usada como trecho do circuito de rua do Anhembi.

Das duas horas e quatro minutos de carros na pista, 52 minutos foram de bandeira verde – a prova foi encerrada com 55 das 75 voltas, ao estourar o limite de tempo.

Com o adiamento da etapa para a manhã fria e chuvosa de ontem, apenas cerca de 5.000 torcedores voltaram às arquibancadas do Anhembi, pela estimativa da prefeitura.

"Posso dizer que foi um pódio um pouco solitário", disse Power, que com a vitória assumiu a liderança da Indy, 14 pontos à frente de Dario Franchitti, o quarto ontem --Graham Rahal, o segundo, e Ryan Briscoe, o terceiro, completaram o pódio.

Os transtornos causados pela transferência da prova praticamente não afetaram pilotos e equipes, já que a próxima etapa da Indy só será no dia 29 de maio, com as 500 Milhas de Indianápolis.


E então, perceberam o erro na reportagem?
A melhor resposta original publicada aqui nos comentários leva um "A" a mais na planilha nos objetivos LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO e USO CORRETO DOS CONCEITOS FÍSICOS. Haverá apenas um ganhador entre o 1A e o 1B.
Se a sua resposta não for boa o suficiente, eu comento em seguida e você pode tentar novamente.

A sorte está lançada. Esse é um presente do Dias das Mães pra vocês.

Abraços

8 comentários:

  1. Provavelmente vou errar, mas não custa nada tentar não é mesmo? Então, eu acho que o erro aí na reportagem foi que, 1º 90km/h é a velocidade máxima permitida para se andar na marginal, então isso não quer dizer que, os carros sempre estarão andando no limite(pois a foto mostra que o trânsito está bem congestionado). E 2º que 107km/h é a velocidade média da corrida, então a oscilação de velocidade pode ser muito grande, então nem sempre eles andaram perto dos 90km/h, que nem velocidade média é, é a velocidade máxima permitida apenas na marginal, e não velocidade média de cada carro.
    Bom, é isso aí, e salve salve as mamães,rs.
    abraços Renato, e bom domingo. Porque amanhã ja começa a correria novamente.

    ResponderExcluir
  2. Pedro Rossini Sardelich 1A8 de maio de 2011 às 16:41

    O erro da reportagem foi a confusão dos conceitos de média de velocidades e velocidade média. No título, o reporter diz "Em SP, média de velocidade da Indy se aproxima à da marginal" e no terceiro parágrafo ele diz "a velocidade média da corrida foi de apenas 107 km/h", dando a entender que ambos significam a mesma coisa, o que sabemos que não é verdade, como dito em sala. O certo seria que no título ele trocasse média de velocidade por velocidade média.

    ResponderExcluir
  3. Caro Rafa-Colonese: sua resposta é longa, tem elementos certos e outros confusos. A resposta é uma só, não precisa descrevê-la em duas partes. Você está bem próximo da resposta, pode tentar de novo. Abs

    ResponderExcluir
  4. Caro Pedro Rossini: sua resposta é boa, porém, não é a diferença entre velocidade média e a média das velocidades que resolve o problema do texto. Há um detalhe ainda mais importante. Pode tentar responder de novo. Obrigado, abraços.

    ResponderExcluir
  5. Pedro Rossini Sardelich 1A9 de maio de 2011 às 14:41

    O erro da reportagem é como o Colonese disse, ele confunde velocidade média com velocidade máxima, como no trecho "a velocidade média da corrida foi de apenas 107 km/h, não muito mais do que os 90 km/h permitidos na marginal Tietê" ele se posiciona erradamente, pois na verdade os 90 km/h não são a velocidade média, como ele dá a entender no texto e sim a velocidade máxima permitida da marginal tietê, muito diferente dos 107 km/h, que nesse caso é a
    velocidade média da corrida, ou seja, ele mistura velocidade máxima com velocidade média, conceitos muito diferentes.
    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho algumas tentativas né? Então,eu acho que ao calcular a velocidade média dos carros de formula indy, eles não levaram em consideração que o movimento não era retilíneo,pois o circuito tem curvas,e pelo o que eu sei o MRUV e MRU sempre vai ser considerado uma trajetória retilínea,e não com curvas....então não podemos comparar os carros na marginal que estão em linha reta e os da formula indy que estão fazendo curvas e aguentando bandeiradas amarelas (primeira tentativa).

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. LADIES AND GENTLEMEN, WE HAVE A WINNER!
    Parabéns Pedro Rossini Sardelich - você conseguiu.
    Você foi capaz de ler um texto, interpretá-lo, elaborar uma hipótese, avaliar a resposta de um colega e chegar a conclusão que levava a resposta.
    Se isso não te faz merecer um "A" extra na planilha, eu não sei o que mais faria.
    Abs
    Prof. Renato Casemiro

    (um muito obrigado ao RafaColonese e ao Vitto por estar sempre por aqui e terem tentado - outros desafios virão, pode ter certeza)

    ResponderExcluir