terça-feira, 5 de abril de 2011

Lista de exercícios sobre Campo Elétrico


Turma do 3o. EM, MUITA ATENÇÃO!
Essa lista de exercícios é especial e não estava no cronograma de fichas avaliadas deste trimestre. O motivo pelo qual teremos que passar por mais um instrumento de avaliação é o mesmo pelo qual não haverá publicação de conceitos parciais, dado que os problemas ocorridos no 1o trimestre (cópia e omissão da entrega de trabalhos na data correta) é de conhecimento da tutoria e da orientação deste colégio.
Desta forma, para encerrar definitivamente este assunto, esta será a PRIMEIRA E TAMBÉM A ÚLTIMA OPORTUNIDADE EXTRA que vocês terão para mostrar seus conhecimentos em uma atividade avaliada para casa.
Como estamos com o cronograma muito apertado, resolverei em classe os exercícios ímpares desta lista e os pares deverão ser entregues na data estabelecida em sala.
Não espere a versão impressa desta lista para começar a trabalhar. Providencie a sua cópia o quanto antes e leve-a para a sala para as próximas aulas.
Atenciosamente,
Prof. Renato Casemiro

Questão 1: Em um ponto P de um campo elétrico, o vetor campo elétrico tem direção vertical, sentido ascendente e intensidade 5,0E4N/C. Determine a intensidade, a direção e o sentido da força elétrica que age sobre uma carga puntiforme q colocada em P, nos casos:
a) q = 2E-5C
b) q = -2E-5C

Questão 2: Uma partícula alfa tem massa igual a quatro vezes a massa do próton e carga elétrica igual a duas vezes a carga do próton. Se uma partícula alfa e um próton p forem colocados sucessivamente num ponto de um campo elétrico, ficarão sujeitos a forças elétricas de intensidade Falfa e Fp. Calcule a relação Falfa/Fp.

Questão 3: Em um ponto do espaço, o vetor campo elétrico tem intensidade 3,6E3N/C. Uma carga puntiforme de 1,0E-5C colocada nesse ponto sofre a ação de uma força elétrica. Calcule a intensidade dessa força.

Questão 4: Uma carga elétrica q fica sob a ação de uma força elétrica de intensidade igual a F, ao ser colocada num determinado ponto de um campo elétrico. Determine a carga elétrica que, colocada nesse mesmo ponto, ficaria sob a ação de uma força elétrica de intensidade igual a 4F e mesmo sentido que a anterior.

Questão 5: Determine a intensidade do vetor campo elétrico originado por uma carga puntiforme fixa Q = 10 microcoulombs, em um ponto P no vácuo, distante r = 10cm da carga. Dado ko=9E9N.m^2/C^2.

Questão 6: Uma carga elétrica pontual fixa Q=8,0microcoulombs gera ao seu redor um campo elétrico. Determine a intensidade do vetor campo elétrico num ponto distante r = 4,0cm da carga Q. O meio é o vácuo.

Questão 7: (teste) Uma carga q = 2E-6C é colocada num ponto M do espaço e fica sujeita a uma força elétrica de intensidade F = 10N, orientada para o norte. Nesse ponto, o campo elétrico tem intensidade de:
a) 5,0E6N/C e orienta-se para o norte.
b) 20E6N/C e orienta-se para o sul.
c) 0,20E6N/C e orienta-se para o sul.
d) 20E6N/C e orienta-se para o norte.
e) 5,0E6N/C e orienta-se para o norte.

Questão 8: A figura representa uma carga pontual Q = 5 microcoulombs e um ponto P situado à distância r = 3cm dela. O meio é o vácuo.
(Q) ---------------------------- P ------------ horizontal
r
a) Determine a intensidade, a direção e o sentido do vetor campo elétrico no ponto P.
b) Qual a intensidade, a direção e o sentido da força elétrica que age sobre uma carga q = -5E-4C colocada no ponto P?

Questão 9: (teste) A intensidade do vetor campo elétrico, num ponto situado a 3,0mm de uma carga elétrica puntiforme Q = 2,7microcoulombs, no vácuo é:
a) 2,7E3N/C
b) 8,1E3N/C
c) 2,7E6N/C
d) 8,1E6N/C
e) 2,7E9N/C

Questão 10: Em pontos A e B separados pela distância de 6,0m, fixam-se cargas elétricas puntiformes QA = 8,0 microcoulombs e QB = 2,0 microcoulombs, respectivamente. A que distância de A o vetor campo elétrico resultante é nulo?

Questão 11 Uma carga elétrica puntiforme Q=1pC está fixada no ponto (3;0), sendo as coordenadas dadas em centímetros. Despreze o campo gravitacional e considere que o meio é o vácuo. Determine o módulo do campo elétrico produzido por Q, na origem (0;0) do referencial.

Questão 12 Duas cargas positivas Q1 = Q2 = 10nC estão no vácuo sobre o eixo dos x, uma delas na origem e a outra em x = 2cm.
a) Ache a intensidade do campo elétrico em x = -2cm.
b) Ache a intensidade do campo elétrico em x = 4cm.
c) Acho o ponto em que o campo elétrico é nulo.

Questão 13 Duas cargas puntiformes Q1 e Q2 estão separadas por uma distância de 6cm. Se a 2cm da carga Q1, em um ponto da reta que une as cargas, o campo elétrico é nulo, determine a razão Q1/Q2.

Questão 14 Uma carga elétrica puntiforme de 1 microcoulombs está fixa no vácuo. Dê as características do vetor campo elétrico (intensidade, direção e sentido) nos seguintes pontos:
a) P, situado a 10cm da carga geradora.
b) R, situado a 20cm da carga geradora.
c) S, situado a 30cm da carga geradora.
d) T, situado a 40cm da carga geradora.
e) Com base nas informações dos itens acima, esboce o gráfico do campo elétrico em função da distância (E x d).

12 comentários:

  1. Aleluia!
    Aleluia!
    Aleluia! Aleluia!
    Ale-le-uia!
    Hahaha, até que enfim vcs apareceram por aqui.
    Voltem sempre!

    ResponderExcluir
  2. Pronta para ser impressa. =D

    ResponderExcluir
  3. Ótimo família Pellegrini, começamos a resolução na segunda-feira. Abs

    ResponderExcluir
  4. Salvo e impresso fessor
    Obrigado pela oportunidade

    ResponderExcluir
  5. Pronto, já que você já resolveu os ímpares em sala, farei somente os pares.

    ResponderExcluir
  6. É esse o espírito moçada.
    Firme e forte!
    Abs e bons estudos.

    ResponderExcluir
  7. Peguei prof! mas estão impossiveis!!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Ai, ai, não é impossível não Julia! Se tiver alguma dúvida específica, pergunte. Bj

    ResponderExcluir