quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sessão de Cinema


Olá meninos e meninas, tudo bom?

Durante a semana de planejamento conheci muita gente nova e interessante. Uma delas, com toda certeza, foi o Prof. Sebastião (Sebá) de História, Filosofia e Sociologia (sim, o cara bate o escanteio e sai correndo pra cabecear).

Conversando sobre o planejamento, acabamos conversando sobre uma proposta de trabalho interdisciplinar com o filme A Matriz, como proposto no livro da Prof. Dra. Marilena Chaui.

Acho muito difícil encontrar alguém que ainda não tenha assistido a esse filme mas, se você é um “estranho no ninho”, permita-me falar um pouquinho sobre ele. Lançado em 2003, THE MATRIX foi um divisor de água na história do cinema. Foi tão revolucionário e complexo no conteúdo e na forma que, ao sair da sala de exibição, as pessoas não sabiam exatamente como tecer um comentário sobre a película.

Os Irmãos Wachowski escreveram e dirigiram um filme que apresentava, em diferentes camadas, assuntos relacionados à filosofia, física, história, sociologia, literatura, matemática, química, biologia, arte, tecnologia e informática, tudo isso com grandes pitadas de arte marcial, música eletrônica e nu metal.

Juro, se pudesse, escreveria um tratado sobre esse filme (infelizmente ou felizmente, muita gente também já fez reflexões sobre esse filme. Há um grande número de livros que tentam explicar esse sucesso), mas prefiro saber a opinião de vocês depois da sessão de cinema à tarde no Marupiara.

Só pra provocar vocês, lançarei um desafio cômico, com todo respeito ao trabalho que será desenvolvido pelo Prof. Sebá. Como o vídeo ‘David after the dentist’ pode se relacionar com THE MATRIX?

http://www.youtube.com/watch?v=7w9sQDAq3JY

Super abraço para todos

Obrigado Sebá por deixar eu ‘atrapalhar’ o seu trabalho.

Renato

2 comentários:

  1. Grande Renato!
    Tenho que confessar, foi ótima a comparação, rsss.
    Quando o garoto do video pergunta se é a vida real, e se tudo aquilo durará para sempre, certamente ele está vivendo um momento Matrix. ;)
    Um forte abraço e bom filme para todos vocês!
    Mário

    ResponderExcluir
  2. Opa Mario!
    Ponto pra você. Tadinho do menino, ainda sobre os efeitos da anestesia...
    Mas Matrix é isso mesmo, uma leitura das nossas questões mais fundamentais no contexto atual e/ou futurista.
    Obrigado pela ajuda.
    Bom filme pra todos nós.

    ResponderExcluir