segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Lista de Exercícios 3EM


Olá alunos!

Como havia comentado, preparei uma lista de exercícios sobre processos de eletrização e lei de Coulomb para complementar as atividades do livro didático. A principal diferença entre elas é o caráter mais complexo no cálculo matemático. Faça tudo com atenção e vocês não terão dificuldade. Abs

Atenção: pela formatação em HTML, não consigo colocar o expoente sobrescrito. Portanto, ao ler 5x1010, entenda 5 vezes 10 elevado a potência 10.

Lista de Exercícios sobre Eletrostática: Processos de Eletrização e Lei de Coulomb

01. Um corpo A, no processo de eletrização por atrito, perdeu cerca de 5x1010 elétrons para um corpo B. Após este processo, o corpo B entrou em contato com um corpo C, inicialmente neutro. Desta forma, determine e responda:
a) a carga elétrica do corpo A (não esqueça de informar se é positiva ou negativa):
b) a carga elétrica inicial do corpo B (não esqueça de informar se é positiva ou negativa):
c) a carga elétrica final do corpo B (não esqueça de informar se é positiva ou negativa):
d) a carga elétrica final do corpo C (não esqueça de informar se é positiva ou negativa):
e) Durante estes processos, o que aconteceu com o número de partículas positivas destes corpos?

02. Duas cargas elétricas puntiformes, q1 = 3,0x10-6C e q2 = 5,0x10-6C, estão a 5,0cm de distância no vácuo. Sendo ko = 9,0x109Nm2/C2 a constante eletrostática do vácuo, determine a intensidade da força de repulsão entre elas.

03. Duas cargas elétricas puntiformes, q1 = 1,0x10-8C e q2 = -2,0x10-6C, estão no vácuo, separadas por uma distância r = 3,0cm. Sendo ko = 9,0x109Nm2/C2 a constante eletrostática do vácuo, determine a intensidade da força de atração entre elas.

04. A intensidade da força entre duas cargas elétricas puntiformes iguais, situadas no vácuo a uma distância de 2m uma da outra, é de 202,5N. Qual o valor das cargas?

05. Duas cargas puntuais 8x10-6C e 2x10-6C, separadas por uma distância de 0,1m, repelem-se com forças de intensidade 14,4N. Substituindo-se a carga 8x10-6C por outra duas vezes maior e a carga q por outra três vezes menor, e mantendo-se entre as cargas a mesma distância, determine a intensidade das novas forças repulsivas.

06. Uma pequena esfera recebe uma carga de 40C e outra esfera de diâmetro igual, localizada a 20cm de distância, recebe uma carga de -10C.
a) Qual a força de atração entre elas?
b) Colocando as esferas em contato e afastando-as 5cm, determine a nova força de interação elétrica entre elas.

07. Três objetos com cargas elétricas idênticas estão alinhados. O primeiro (objeto A) dista de 0,01m do segundo (objeto B) e este dista 0,03m do terceiro (objeto C). A força elétrica que C exerce em B tem intensidade de 3x10-6N. Faça um esquema que represente a situação descrita e determine a força que A exerce em B.

08. Três pequenas esferas alinhadas têm cargas Q, 2Q e 4Q, respectivamente. A distância entre a esfera de carga Q e a esfera de carga 2Q é d1. A distância entre a esfera de carga 2Q e a de 4Q é d2. Calcule a relação d1/d2 para que a resultante das forças elétricas que atuam sobre a esfera de carga 2Q seja nula.

09. (Vunesp – SP) Dois corpos pontuais em repouso, separados por certa distância e carregados eletricamente com cargas de sinais iguais, repelem-se de acordo com a lei de Coulomb.
a) Se a quantidade de carga de um dos corpos for triplicada, a força de repulsão elétrica permanecerá constante, aumentará (quantas vezes) ou diminuirá (quantas vezes)?
b) Se forem mantidas as cargas iniciais, mas a distância entre os corpos for duplicada, a força de repulsão elétrica permanecerá constante, aumentará (quantas vezes) ou diminuirá (quantas vezes)?

10. Duas pequenas esferas idênticas estão eletrizadas com cargas Q e –5Q e se atraem com uma força elétrica de intensidade F, quando estão separadas de uma distância d. Colocando-as em contato e posicionando-as, em seguida, a uma distância 2d uma da outra, determine a intensidade da nova força de interação elétrica entre as esferas.

Um comentário:

  1. Na questão 6, por problemas da configuração HTML, não saiu o símbolo grego 'mi', que corresponde ao submúltiplo 10-6. Obrigado

    ResponderExcluir