sábado, 26 de novembro de 2011

Reflexão do tipo "fast food"


Só é possível definir as características de um período histórico muito depois do seu acontecimento. Ninguém que viveu entre os séculos V e XV chamava seu próprio tempo de Idade Média ou Idade das Trevas - apesar de ser possível sentir e pensar como vão as coisas.

O século XXI, até agora, apresenta-se complexo e cheio de incertezas. Não é possível prever o quanto se transformará. As relações políticas, sócio-econômicas, sócio-afetivas e tecnológicas quebram mais paredes do que conseguimos outrora pensar e em uma velocidade também inimagináveis.

Os únicos muros que aparentemente permanecem inabalados são os da escola. As quatro paredes, a lousa, a disposição das carteiras, o professor em frente à lousa parecem ser um relicário - e como peça antiga de um museu pode ter dois destinos: conservação ou restauração.

A escola nova e a escola tradicional coexistem em pleno século XXI pois a indefinição do nosso período é latente. Ainda pensamos na dicotomia bem/mal e, por isso, não sabemos se a tecnologia liberta ou escraviza, se as relações sócio-afetivas devem ser ampliadas ou reprimidas, se as conjecturas partidárias devem reunir pensamentos próximos ou distantes. Não é à toa que a família, que vê na escola uma ponte segura para o futuro, diante do medo do presente, busca tanto referências tradicionais para a formação de seus filhos quanto novas ideias que os façam progredir no "mundo novo".

Cabe então à escola e aos seus professores a constante avaliação de seus métodos e práticas e a determinação do ritmo e a forma das transformações desejadas. Como na concepção espanhola, a regência dos andamentos é do "maestro".

Abs e desculpe qualquer coisa.

Renato

2 comentários:

  1. Raphael Sorrentino: isso nao tem nada haver com o texto o que eu quero perguntar, mas os exs que voce pediu pro reforço, podem ser exs de qualquer lugar ou ate de suas antigas fichas?

    ResponderExcluir
  2. Caro Sorren, exercícios inéditos, de livros didáticos da midiateca. Qq livro volume 1 (mecânica) serve. Abs - queria mesmo que vc comentasse o texto qq hora dessas.

    ResponderExcluir