sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dois raios podem cair em um mesmo lugar?

Aparentemente, se você for o chinês que aparece neste vídeo, sim.
Como diria um intelectual famoso da internet: sinistro!
Abs

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cancelada a aula de hoje da OBA

Está cancelada a aula de hoje da Olimpíada Brasileira de Astronomia.
Atenciosamente
Prof. Renato Casemiro

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Have you ever see the rain?


Hey folks, that´s me again!

This time I´m writing in English because I have something special to show you. An old student and friend of mine sent me this video about how fast and which angle you should walk in the rain to get the least wet. It´s a great class by Prof. Walter Levin (MIT) and take only 18min to get solved. It was the best 18min on internet I had this week, so, I´m glad to share it with you.

While you watch this video, pay attention to the differences between Brazilian and American way of teach on the board. Prof. Levin writes the equations without demonstrations, assuming you already know all of the knowledge required. After all, he´s a teacher of MIT, the Massachusetts Institute of Technology, one of the greatest universities of science in USA.

Have fun, and this time, if it´s possible, send me a message (commentary). Have a great weekend.

http://nymag.com/daily/entertainment/2011/04/how_to_avoid_getting_wet_in_th.html

terça-feira, 12 de abril de 2011

Fuvest? A gente vai bem, obrigado! (3EM)

Esta semana conversei com muita gente sobre a importância de se fazer um estudo sério no Ensino Médio e que, muitas vezes, aquela coleção de 'A's no boletim - tão comum no Ensino Fundamental II - é difícil de ser reproduzida.

Hoje recuperei meus arquivos de Fuvest 1a. fase e selecionei TODOS os 7 testes sobre Eletrostática que apareceram desde 2004 (em 2010 não foi cobrado). Tenho certeza que vocês conseguirão resolvê-los com muita tranquilidade. Percebam que nós fomos além do que o temível vestibular da USP cobrou dos seus candidatos: nossa ficha foi superior no número de objetivos e no grau de dificuldade.

Mas, antes que você se manifeste (comemorando ou reclamando), lembre-se: na 2a. fase, a realidade é bem diferente (ou como vocês costumam escrever - beeeeeeem diferente). Sim, eu também separei as questões terríveis da 2a. fase, mas deixa isso para o 2o. semestre.

Coragem, fé em Deus e na batalha!

Abs








terça-feira, 5 de abril de 2011

Lista de exercícios sobre Campo Elétrico


Turma do 3o. EM, MUITA ATENÇÃO!
Essa lista de exercícios é especial e não estava no cronograma de fichas avaliadas deste trimestre. O motivo pelo qual teremos que passar por mais um instrumento de avaliação é o mesmo pelo qual não haverá publicação de conceitos parciais, dado que os problemas ocorridos no 1o trimestre (cópia e omissão da entrega de trabalhos na data correta) é de conhecimento da tutoria e da orientação deste colégio.
Desta forma, para encerrar definitivamente este assunto, esta será a PRIMEIRA E TAMBÉM A ÚLTIMA OPORTUNIDADE EXTRA que vocês terão para mostrar seus conhecimentos em uma atividade avaliada para casa.
Como estamos com o cronograma muito apertado, resolverei em classe os exercícios ímpares desta lista e os pares deverão ser entregues na data estabelecida em sala.
Não espere a versão impressa desta lista para começar a trabalhar. Providencie a sua cópia o quanto antes e leve-a para a sala para as próximas aulas.
Atenciosamente,
Prof. Renato Casemiro

Questão 1: Em um ponto P de um campo elétrico, o vetor campo elétrico tem direção vertical, sentido ascendente e intensidade 5,0E4N/C. Determine a intensidade, a direção e o sentido da força elétrica que age sobre uma carga puntiforme q colocada em P, nos casos:
a) q = 2E-5C
b) q = -2E-5C

Questão 2: Uma partícula alfa tem massa igual a quatro vezes a massa do próton e carga elétrica igual a duas vezes a carga do próton. Se uma partícula alfa e um próton p forem colocados sucessivamente num ponto de um campo elétrico, ficarão sujeitos a forças elétricas de intensidade Falfa e Fp. Calcule a relação Falfa/Fp.

Questão 3: Em um ponto do espaço, o vetor campo elétrico tem intensidade 3,6E3N/C. Uma carga puntiforme de 1,0E-5C colocada nesse ponto sofre a ação de uma força elétrica. Calcule a intensidade dessa força.

Questão 4: Uma carga elétrica q fica sob a ação de uma força elétrica de intensidade igual a F, ao ser colocada num determinado ponto de um campo elétrico. Determine a carga elétrica que, colocada nesse mesmo ponto, ficaria sob a ação de uma força elétrica de intensidade igual a 4F e mesmo sentido que a anterior.

Questão 5: Determine a intensidade do vetor campo elétrico originado por uma carga puntiforme fixa Q = 10 microcoulombs, em um ponto P no vácuo, distante r = 10cm da carga. Dado ko=9E9N.m^2/C^2.

Questão 6: Uma carga elétrica pontual fixa Q=8,0microcoulombs gera ao seu redor um campo elétrico. Determine a intensidade do vetor campo elétrico num ponto distante r = 4,0cm da carga Q. O meio é o vácuo.

Questão 7: (teste) Uma carga q = 2E-6C é colocada num ponto M do espaço e fica sujeita a uma força elétrica de intensidade F = 10N, orientada para o norte. Nesse ponto, o campo elétrico tem intensidade de:
a) 5,0E6N/C e orienta-se para o norte.
b) 20E6N/C e orienta-se para o sul.
c) 0,20E6N/C e orienta-se para o sul.
d) 20E6N/C e orienta-se para o norte.
e) 5,0E6N/C e orienta-se para o norte.

Questão 8: A figura representa uma carga pontual Q = 5 microcoulombs e um ponto P situado à distância r = 3cm dela. O meio é o vácuo.
(Q) ---------------------------- P ------------ horizontal
r
a) Determine a intensidade, a direção e o sentido do vetor campo elétrico no ponto P.
b) Qual a intensidade, a direção e o sentido da força elétrica que age sobre uma carga q = -5E-4C colocada no ponto P?

Questão 9: (teste) A intensidade do vetor campo elétrico, num ponto situado a 3,0mm de uma carga elétrica puntiforme Q = 2,7microcoulombs, no vácuo é:
a) 2,7E3N/C
b) 8,1E3N/C
c) 2,7E6N/C
d) 8,1E6N/C
e) 2,7E9N/C

Questão 10: Em pontos A e B separados pela distância de 6,0m, fixam-se cargas elétricas puntiformes QA = 8,0 microcoulombs e QB = 2,0 microcoulombs, respectivamente. A que distância de A o vetor campo elétrico resultante é nulo?

Questão 11 Uma carga elétrica puntiforme Q=1pC está fixada no ponto (3;0), sendo as coordenadas dadas em centímetros. Despreze o campo gravitacional e considere que o meio é o vácuo. Determine o módulo do campo elétrico produzido por Q, na origem (0;0) do referencial.

Questão 12 Duas cargas positivas Q1 = Q2 = 10nC estão no vácuo sobre o eixo dos x, uma delas na origem e a outra em x = 2cm.
a) Ache a intensidade do campo elétrico em x = -2cm.
b) Ache a intensidade do campo elétrico em x = 4cm.
c) Acho o ponto em que o campo elétrico é nulo.

Questão 13 Duas cargas puntiformes Q1 e Q2 estão separadas por uma distância de 6cm. Se a 2cm da carga Q1, em um ponto da reta que une as cargas, o campo elétrico é nulo, determine a razão Q1/Q2.

Questão 14 Uma carga elétrica puntiforme de 1 microcoulombs está fixa no vácuo. Dê as características do vetor campo elétrico (intensidade, direção e sentido) nos seguintes pontos:
a) P, situado a 10cm da carga geradora.
b) R, situado a 20cm da carga geradora.
c) S, situado a 30cm da carga geradora.
d) T, situado a 40cm da carga geradora.
e) Com base nas informações dos itens acima, esboce o gráfico do campo elétrico em função da distância (E x d).

domingo, 3 de abril de 2011

Gabarito da Lista de Exercícios de Velocidade Média

Ímpares:
01. A segunda questão tem significado, pois estabelece o referencial.
03. 50km/h
05. -15m/s
07. 250h
09. 0,01m/s
11. a) 500m/s b) velocidado do avião > velocidade do som (340m/s)
13. 50m
15. 40km/h
17. 30m/s
19. 72km/h

Pares:
02. 30km/h
04. 10,21m/s
06. 1,6m/s
08. 120km/h
10. 200m
12. 0,5m/s
14. 18m/s
16. 0,2 voltas
18. 60 pessoas e 70m de fila
20. 56km/h

sábado, 2 de abril de 2011

Como andar de bicicleta em SP



Reportagem do FolhaTeen dá dicas de como pedalar com mais segurança nas ruas de SP.
Andei e ando muito de bicicleta por aí. Achei as dicas boas, mas ainda não são suficientes.
Só a experiência vai te ajudar mesmo a tomar a melhor decisão frente a este trânsito caótico que enfrentamos todos os dias. Não adianta ter medo e encostar a bike: tem que encarar mas com muita responsabilidade.
Abs
Renato

Reportagem na íntegra: http://www1.folha.uol.com.br/folhateen/894852-manual-do-ciclista-urbano-ajuda-a-encarar-as-ruas-de-bike.shtml

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Futebol filosófico



Monty Python foi um grupo humorístico inglês que fez um enorme sucesso na década de 70.
Há muitas coisas sobre eles espalhadas na internet, desde episódios da televisão a trechos de filmes e programas de rádio. Vale a pena conferir! Esse é um dos meus vídeos favoritos.